(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Home / Hospedagem de Sites / Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Autor
Categoria Hospedagem de Sites

Como podemos identificar um e-mail falso de registro de domínio que parece ser do registro.br?

Diariamente, recebemos uma grande quantidade de e-mails verdadeiros e de e-mails falsificados. Esta semana tivemos diversos clientes recebendo a mesma mensagem de e-mail falso para pagamento do registro do domínio. A identificação deles normalmente é bem simples, mas às vezes pode se tornar muito difícil. Temos que ficar atentos a todos os detalhes do e-mail para fazer uma identificação correta e então excluir. Vamos fazer esta confirmação com toda a certeza em 7 passos.

a) Verificar o remetente do e-mail

b) Verificar o e-mail de resposta

c) Verificar o assunto

d) Verificar o corpo do e-mail

e) Verificar os links

f) Verificar e-mails antigos

g) Consultar no registro.br

 

Passo 1 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Verificar o remetente do e-mail

Título do e-mail de Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Para confirmarmos a identidade de quem fez o envio do e-mail não basta  somente olhar o nome que aparece, temos que ver o e-mail também. Neste caso, está muito claro que o e-mail é falso pois exibe o nome registro.br porém o e-mail é quase ultrajante. É tão diferente do e-mail do registro.br que é fácil identificar a fraude. Mas não saiam por aí dizendo que o e-mail ali em questão é um criminosos e tals. Mutias vezes o proprietário do site sequer saber que o domínio está sendo utilizado para envio de SPAM.

Passo 2 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Verificar o e-mail de resposta

O e-mail de resposta de um email nem sempre é o mesmo do qual foi efetuado o envio. O e-mail de retorno não aparecerá como remetente mas sim quando colocamos para responder. Porém temos que ter cuidado devido ao e-mail falso de registro de domínio poder vir com algum objeto malicioso. Ao clicar para responder o sistema normalmente baixa todos os dados da internet, ou seja, poderá infectar seu computador. O e-mail verdadeiro do registro.br com certeza direcionará você para uma resposta ao e-mail deles.

Passo 3 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Verificar o assunto

O assunto do e-mail falso comumente tem algum erro de português. Em algumas vezes é proposital e outras por falta de conhecimento mesmo. Em um primeiro momento, não faz muito sentido ser proposital, mas é muita esperteza por outro lado para evitar os anti-spam. Na nossa atual situação nota-se que as palavras estão corretas, mas não existe concordância e erro de acentuação em domínio. Mas lendo no meio de vários e-mails nem percebemos isso e damos continuidade à leitura do e-mail.

Passo 4 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Verificar o corpo do e-mail

Corpo do e-mail de Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Os e-mails falsos de registro de domínio é onde normalmente encontramos os maiores problemas. A identificação é quase de 100% prestando-se bastante atenção a esta área. Este e-mail está recheado de erros de português, acentuação e por aí vai. Todas as informações de certo forma fazem sentido, por exemplo o e-mail mostrado é como se fosse do registro.br mesmo e o telefone é do registro.br também. Todavia se olharmos o domínio em questão está escrito “pagamento do domínio localweb”.

Passo 5 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Verificar os links

Olhando a imagem acima podemos notar que ao passar o mouse por cima do link é exibido algo muito estranho. O link de destino de um e-mail falso é sempre um local em que o fraudador montou um esquema para te enganar. Não é incomum que o local de destino seja uma página “igualzinha” à original, o que chamamos de “phishing”. Se clicar no link normalmente será enganado pois normalmente não notamos as nuances de um site “phishing”.

Passo 6 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Verificar e-mails antigos

E-mail real do registro.br de Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Basta dar uma olhada nos e-mails antigos que você tenha do mesmo remetente. Com isso você conseguirá notar quase todas as situações acima em um mesmo e-mail. Vemos que o endereço do remetente não possui nome. O assunto é bem diferente. O link para pagamento é muito semelhante mas leva ao destino correto. E claro, não há erros de português aparentes nem mesmo erro do domínio em questão que está sendo congelado.

Passo 7 para identificar e-mail falso de registro de domínio – Consultar no registro.br

Caso aconteça do fraudador ser muito bom e ele fizer um trabalho excelente, pode-se consultar diretamente no registro.br a veracidade das informações. Acesse o www.registro.br, clique no link Tecnologia e depois em Ferramentas. Desta forma assim que entrar clique no link “Serviço de Diretório Whois”. Ao aparecer a tela basta digitar seu domínio.

Consulta no registro.br de Como identificar e-mail falso de registro de domínio

Aqui nesta tela poderemos ver todos os dados do registro do domínio. Este é o local oficial para consultar os dados de registro do domínio. O registro.br é o órgão regulador dos domínios no Brasil. Aqui encontramos informações do real proprietário do domínio (Documento) que é o CPF ou CNPJ. Os dados abaixo são dos contatos e o servidor DNS que significa em que local seu site está hospedado atualmente. Vem ainda “Expiração” que é a data de vencimento, ou seja, normalmente esta data não bate com a data que vem nos e-mails falsos de registro de domínio.

Clique neste link para saber mais sobre como consultar dados de registro de domínio no registro.br.

Conclusão para identificar e-mail falso de registro de domínio

Depois destes 7 passos é plenamente possível verificar se é verdadeiro ou falso o e-mail de cobrança de registro de domínio. Lembre-se de sempre checar o remetente e também ver se as informações são compatíveis com seu domínio, erros de português mas não esqueça de link de destino e consultar registro. Mas, se por acaso ocorrer uma conspiração do universo e tudo parecer real em um e-mail falso de registro de domínio e você ainda estiver em dúvida ligue para o seu provedor de hospedagem. Normalmente o provedor de hospedagem tem mais dados e experiência para te confirmar se é verdadeiro ou falso.

Tá em dúvida ainda? Pergunte ou mande msg para gente que podemos te auxiliar.

 

Receba Novidades Exclusivas


YESbr
YESbr
YESbr
Recommended Posts
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...

Meu site foi hackeado e agora, como resolver