(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Manipulação de Array com swift

Home / Aplicativos / Manipulação de Array com swift

Manipulação de Array com swift

Autor
Categoria Aplicativos

Bom pessoal, vamos começar mais um post sobre swift e desta vez vou falar um pouco sobre o array. Um array é como uma caixa com varias caixas dentro que você pode guardar varias informações dentro.

Um array pode armazenar apenas 1 único TIPO de variavel por vez, ou seja se declaramos um array para armazenar dados do tipo string, ele só poderá armazenar dados do tipo string.

Para declarar um array em swift é um processo bem simples precisamos apenas de uma linha de código, digamos que vamos criar um array com o nome de carros, guardando os dados do tipo string, primeiro daremos o nome, e o tipo de dados que podem ser armazenados, por exemplo:

Lembrando que o swift capta o tipo de variáveis que são usados dinamicamente ou seja podemos tirar esse string da declaração.

Bom não adiantaria nada termos um array se não fosse possível acessar as informações, então vamos usar agora alguns comandos uteis quando trabalhamos com arrays.

Count

A propriedade count é capaz de nos retornar o tamanho de um array, então no caso de nosso array o código ficaria assim:

Essa propriedade retorna o total de componentes em nosso array, em nosso caso temos 4 valores.

EMPTY

Esse é o método que nos indica se nosso array esta vazio.

Os elementos de um array podem ser acessados através de seu index o index seria um inteiro sequencial, que determina uma posição dentro do array (lembrando que assim como em outras linguagens de programação os arrays começam com index 0).

Inserindo dados

A maneira mais fácil de inserir dados no array seria através do operador + ele insere o novo valor no depois do último index disponível, por exemplo em nosso array de carros temos um total de 4 carros, então executamos o seguinte código:

Nosso chevette e nosso puma entrariam para posição 5 e 6 respectivamente.

Agora digamos que queremos inserir um novo carro na minha primeira posição do array podemos usar o index que desejamos alterar para definir onde inserir os dados no array. Por exemplo quero que na primeira posição do meu array tenha o nome de um carro diferente.

Isso faz com que a posição 0 de nosso array (a primeira) tenha o valor Carro novo ao invés de fusca que é a informação que está la.

Insert atIndex e removeAtIndex

esse 2 métodos são usados para inserir um valor em um index (posição) pré definido ou remover o valor de um index que esteja em uma index.

Com esses 2 códigos nós inserimos “Meu novo Carro” no index 0 e depois retiramos o objeto que esteja no index 0 independente do que esteja la.

A listagem de elemento de um array

Talvez o método mais interessante que temos dentro do swift é o laço For in em outras linguagens quando precisávamos listar todos os valores de um array, tinhamos que criar um laço com uma condição de uma variável contador e o tamanho do array, era um processo relativamente chato, e então agora temos o laço for in.

Esse código faz o seguinte, enquanto tivermos um valor dentro de carros, ele será executado, com o comando println mostramos o valor que esteja na posição que o laço está percorrendo.

Caso ainda tenham duvidas sobre array, você pode acessar esse post onde falo também sobre array porém utilizando tabelas.

Receba Novidades Exclusivas


YESbr
YESbr
YESbr
Recommended Posts
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...