(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

A importância do certificado SSL para a segurança dos sites

Home / Dicas e Tutoriais / A importância do certificado SSL para a segurança dos sites

A importância do certificado SSL para a segurança dos sites

Hoje quase tudo é feito pela internet, seja assistir filmes, séries, ou até mesmo transações comerciais com compras de produtos ou serviços.

Os sites são as plataformas que fornecem o acesso ao compartilhamento de informações entre a empresa e o público. Sendo assim, a segurança do site é importante devido ao conteúdo hospedado, como: nome, idade, endereço, número do cartão de crédito.

A Google, vendo essa necessidade, estabelece que todos os sites passem a atualizar os certificados de HTTP para HTTPS, pois se a medida não for tomada perderão ranqueamento nas pesquisas e o site ficará com uma mensagem de “site inseguro” ao lado da URL. Já prestou atenção nisso?

Separamos explicações sobre as vantagens do certificado SSL para a segurança do seu site e como reconhecer quais sites usam o protocolo de segurança. Vamos lá!?

O que é o certificado SSL

O certificado SSL (Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes Segura) surgiu para atender as necessidades de segurança na navegação. A sigla é um mecanismo usado para codificar informações entre servidor e o navegador por meio da criptografia: os dados são embaralhados pelo servidor e desembaralhados pelo navegador.

Vantagens de utilizar um certificado SSL

A principal vantagem em utilizar um certificado SSL é a proteção de dados sigilosos e informações financeiras dos usuários na web. O conforto da navegação com segurança está entre os principais objetivos de quem detém um site.

Com a codificação de dados aumenta muito a privacidade e segurança de quem está navegando na página. O uso da tecnologia é recomendado principalmente para sites de e-commerce (comércio eletrônico) e outros sites que lidam com dados pessoais dos clientes.

Identificar um site com certificado SSL

É simples identificar um site com certificado SSL. Ao acessar um site atente-se ao “s” depois do protocolo “HTTP”. Na maioria dos navegadores é possível visualizar um cadeado antes do HTTPS. Veja se a mensagem “site seguro”, normalmente escrito na cor verde, está visível.

Alguns sites  utilizam o certificado SSL apenas nas páginas em que informações confidenciais são transmitidas, como as que exigem informações pessoais, senhas e número de cartão de crédito, por exemplo.

Conclusão

Proteger as informações do site com certificado SSL é indispensável, pois assim você gera credibilidade a sua empresa e garante segurança aos usuários, fatores importantes devido aos recorrentes casos de roubos de dados por ataques cibernéticos.

Gostou? Compartilhe!
Receba Novidades Exclusivas


Outras Publicações

Digite o termo desejado...