Skip to content

Quais as linguagens de programação mobile mais utilizadas

Quais as linguagens de programação mobile mais utilizadas

Hoje em dia com tantas opções de linguagens de programação, sistemas operacionais e plataformas sempre bate a dúvida: estou no caminho certo? Ou ainda: em qual linguagem devo investir meu tempo e dinheiro?

Quais as linguagens de programação mobile mais utilizadas?

Naturalmente a resposta não é fácil, porém podemos vislumbrar o futuro a partir de dados atuais a respeito do volume de pessoas que programa (que normalmente levam a uma comunidade mais forte) e as que utilizam (levando a um maior market share).

Como sempre, vamos por partes:

Quais as linguagens de programação mais comentadas, utilizadas e/ou mais populares na internet, como saber?

Existem vários sites que fazem esta “média” baseando-se em diversos sistemas de controle como por exemplo número de buscas no Google, abertura de cursos, fóruns, comentários, entre outros. Dois que mais utilizamos para ter uma base são: http://www.tiobe.com e https://sites.google.com/site/pydatalog/pypl/PyPL-PopularitY-of-Programming-Language, veja abaixo os gráficos comparativos deles:

linguagens-de-programacao-mobile-mais-utilizadas-pypl linguagens-de-programacao-mobile-mais-utilizadas-tiobe

 

linguagens-de-programacao-mobile-mais-utilizadas-pypl-graficos linguagens-de-programacao-mobile-mais-utilizadas-tiobe-graficos

Com estes gráficos podemos aferir algumas situações tais como:

1- No último ano as modificações foram pequenas, como uma pequena queda do C++, PHP e Javascript.

2- O “início” da linguagem Swift que foi anunciada este ano pela Apple e um grande volume de programadores Objective-c migrarão aos poucos para esta nova linguagem.

3- Linguagens como Perl tiveram uma queda acentuada possivelmente por migração de alguns programadores para outras linguagens bem como a menor entrada de novos programadores.

4- O Java continua sendo uma das linguagens mais utilizadas juntamente com C/C++ por serem linguagem fortemente utilizadas por empresas e sua robustez, bem como possível utilização para mobile também.

 

Blz, isso me dá uma ideia geral e posso acompanhar o avanço das linguagens mais utilizadas. Mas quero mais, como posso acompanhar mais de perto com exemplos e tutoriais?

Como sempre, nosso amigos Google dará uma excelente ajuda em conjunto com o Facebook e Google+. No Google poderá buscar exemplos, tutoriais e fóruns para discutir e ficar cada vez mais por dentro da linguagem escolhida.

O Facebook e o Google+ colaboram muito  ao se engajar em grupos específicos de programação para poderem debater e trocar experiências de uma forma mais dinâmica.

Utilizar RSS é uma boa opção para sites que possuam esta funcionalidade ativa pois te mantém dentro do círculo com pouco ou nenhum esforço.

É essencial saber pelo menos o básico do inglês para não se perder em traduções do Google Translate que às vezes pisa na bola com vontade, então cuidado, sempre que possível treine seu inglês pois existe um volume muito maior de material visto o volume de programadores.

 

No geral, as mais utilizadas são Java e Objective-c que cobrem a maioria do market share de aparelhos vendidos no mundo. Porém não quer dizer que sejam melhores que as outras, somente quer dizer que tem mais pessoas utilizando, comentando, postando etc sobre estas linguagens, afinal como já disseram há muito tempo: “A melhor linguagem de programação para você é a que você sabe usar bem”.

 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *