(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Manipulando dados do banco no Android

Home / Aplicativos / Manipulando dados do banco no Android

Manipulando dados do banco no Android

Categoria Aplicativos

Fala, galera!

Hoje vamos continuar o tutorial anterior: vamos aprender a alterar e excluir registros, manipulando dados do banco no Android.

Se você ainda não viu o último tutorial da série, clique no link a seguir: banco de dados em Android. Se você continua é preguiçoso e apenas baixou o projeto, importe-o para sua workspace. Para tal, vá em File → Import… → Existing Projects into Workspace, dentro de General.

Manipulando dados do banco no Android

No tutorial anterior modificamos nosso projeto para que os dados fossem salvos diretamente no SQLite. Os princípios para alterar e excluir os dados são os mesmos: o próprio SQLite possui métodos próprios para gerenciar os dados, e são bem simples de entender.

Vamos adicionar dois novos métodos na nossa classe Dados. Um será responsável por alterar os dados, e o outro fará a exclusão. O método para alterar receberá como parâmetros os dados do carro em questão, além do seu ID. Já o método de exclusão receberá apenas o ID.

Agora temos que alterar nossa lista, para que ao clicar em algum item seja exibido um box perguntando para o usuário se ele deseja alterar ou excluir o registro. Porém, antes de implementar o box, precisamos adicionar o ID dos registros no nosso adaptador. Ele não será exibido em nenhum lugar, mas é essencial para manipular os registros. Vamos então alterar o método atualizaLista().

É necessário também adicionarmos um novo atributo do tipo int. Ele servirá para armazenamento do ID do carro que está sendo alterado. Ele está com valor -1 para que saibamos quando um registro está sendo alterado.

Agora sim, vamos alterar a ação ao clicar em algum item da lista.

Por último, temos que alterar a ação do botão salvar para que seja chamado o método correto em caso de inserção ou alteração de registro.

Finish him! Rode o projeto e veja como ficou.

Manipulando dados do banco no Android

Notas Importantes

1- Anteriormente, nosso projeto não iniciava com a lista já preenchida caso existissem dados salvos no banco. Para fazê-lo, bastaria chamar o método atualizaLista() logo após definirmos o adaptador na nossa lista, dentro do método onCreate().

2- Ao salvar ou alterar algum registro, os campos do formulário ainda continuavam preenchidos. A partir de agora, eles serão “zerados”.

Considerações Finais

Agora já conhecemos as quatro operações básicas do SQLite: selecionar, inserir, alterar e excluir. No próximo tutorial vamos aprender a exibir mensagens na tela do smartphone, informando ao usuário o resultado de uma operação.

Baixe o projeto atual aqui.

Até lá!

Receba Novidades Exclusivas


Weslley Pereira
Weslley Pereira
Programador PHP, Java e Android
Recommended Posts
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...