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Canvas é uma metodologia eficiente que fornece uma visão sistêmica (holística) do negócio, dá direção, mas como um negócio é vivo, certamente mudanças deve fazer parte ao longo do desenvolvimento. Preocupe-se em Startar a sua ideia!
“Não há um modelo de negócio único… Há realmente uma série de oportunidades e um monte de opções e nós só temos que descobrir todas elas.” Tim O’Reilly, CEO, O’Reilly
Agora vou lhe apresentar os blocos de construção do Canvas. Essa ferramenta se assemelha a tela de um pintor – pré-formatada com os nove blocos – que lhe permite pintar imagens de modelos de negócios novos ou existentes.
“Os empresários não só precisam entender melhor os designers; eles precisam se tornarem designers” Roger Martin, Dean, Rotman School of Management
Utilize sempre blocos adesivos (tipo post-it) que permitem que as ideias sejam adicionadas, movidas e descartadas. Busque em cada um dos 9 blocos a seguir um modelo inovador e que lhe garanta vantagens competitivas.
E não se esqueça que tudo não passa de uma série de hipóteses, então não tenha medo de acrescentar ideias ao quadro.
Os 9 Blocos de Construção do Modelo de Negócio
Estes blocos cobrem as quatro principais áreas de uma empresa: Clientes, Oferta, Infraestrutura e Viabilidade Financeira.
Segmentos de clientes: O bloco Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa pretende alcançar e servir.
Questões:
Para quem estamos criando valor?
Quem são nossos clientes mais importantes?
Tipos: Mercado de massa, Nicho de mercado, Segmentados, Diversificados, Plataformas multi-face (ou mercados multi-verso)
Proposições de Valor: Este bloco descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um segmento de clientes específico.
Questões:
Qual o valor que nós entregamos para o cliente?
Quais os problemas dos nossos clientes que estamos ajudando a resolver?
Quais as necessidades dos clientes que estamos satisfazendo?
Que pacotes de produtos e serviços que estamos oferecendo para cada segmento de clientes?
Quais os diferenciais (características)?
Características: Novidade, Desempenho, Personalização, Fazer as coisas acontecerem, Design, Marca / Status, Preço, Redução de custos, Redução de riscos, Acessibilidade, Conveniência / Usabilidade
Canais: O bloco de construção Canais descreve como uma empresa se comunica com e alcança seus segmentos de clientes para oferecer uma Proposta de Valor.
Questões:
Através de que canais que nossos Segmentos de Clientes querem ser alcançados? Como é que vamos alcançá-los agora?
Como os nossos canais estão integrados?
Quais funcionam melhor?
Quais têm o melhor custo-benefício?
Como estamos integrando-os com as rotinas do cliente?
Questões sobre as fases:
Como aumentar a consciência sobre nossos produtos e serviços?
Como podemos ajudar os clientes a avaliar a Proposição de Valor da nossa organização?
Como podemos permitir que os clientes comprem produtos e serviços específicos?
Como é que vamos entregar uma Proposta de Valor para os clientes?
Como fornecer suporte pós-venda ao cliente?
Tipos: Força de vendas, Vendas pela Web, Lojas próprias, Lojas parceiras, Atacadista/Distribuidor
Fases: Conscientização, Avaliação, Compra, Entrega, Pós-venda
Relacionamento com Clientes: O bloco de construção Relacionamento com Clientes descreve os tipos de relacionamentos que uma empresa estabelece com segmentos específicos de clientes.
Questões:
Que tipo de relação que cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera de nós para estabelecer e manter com eles?
Quais estão estabelecidos?
Quanto eles custam?
Como eles são integrados com o resto do nosso modelo de negócio?
Categorias: Assistência pessoal, Assistência pessoal dedicada, Auto-serviço, Serviços automatizados, Comunidades, Co-criação
Fontes de Receita: O bloco de construção Fontes de Receita representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes (custos devem ser subtraídos das receitas para criar lucros).
Questões:
Que valor os nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
Pelo que eles pagam atualmente?
Como eles estão pagando atualmente?
Como é que eles preferem pagar?
Quanto cada Fonte de Receita contribui para as receitas totais?
Tipos: Venda de ativos, Taxa de utilização, Assinaturas, Empréstimo / Locação / Leasing, Licenciamento, Taxas de corretagem, Publicidade
Preço Fixo: Lista de preços, Produto dependente de recurso, Dependente do segmento de clientes, Dependente de volume
Preço Dinâmico: Negociação (barganha), Gerenciamento de produção, Em tempo real de mercado, Leilões
Recursos-chave: O bloco de construção Recursos-chave descreve os ativos mais importantes necessários para fazer o modelo de negócio funcionar.
Questões:
Quais Recursos-chave nossas Proposições de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
Tipos: Físicos, Intelectual, Pessoas, Financeiros
Atividades necessárias: O bloco de construção Atividades-chave descreve as coisas mais importantes que uma empresa deve fazer para seu modelo de negócio funcionar.
Questões:
Quais Atividades-chave nossas Proposições de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
Categorias: Produção, Resolução de problemas, Plataforma / Rede
Parcerias: O bloco de construção Parcerias-chave descreve a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.
Questões:
Quem são os nossos Parceiros-chave?
Quem são os nossos principais fornecedores?
Que Recursos-chave nós estamos adquirindo dos parceiros?
Quais Atividades-chave os parceiros realizarão?
Tipos: Alianças estratégicas entre não concorrentes, Coopetition: parcerias estratégicas entre concorrentes, Joint ventures para desenvolver novos negócios, Relações fornecedor-comprador para garantir abastecimento confiável
Motivações: Otimização e economia de escala, Redução do risco e incerteza, Aquisição de recursos e atividades especiais
Custos: A Estrutura de Custos descreve todos os custos incorridos para operar um modelo de negócio.
Questões:
Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
Quais Recursos-chave que são mais caros?
Que Atividades-chave são mais caras?
Classes: Dirigidos por custos, Baseados em valor
Características: Custos fixos, Custos variáveis, Economias de escala, Economias de escopo
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