Skip to content

Site responsivo: Benefícios, obrigação e melhora no desempenho de busca

Site responsivo: Benefícios, obrigação e melhora no desempenho de busca

O site responsivo é um método que permite ao site se encaixar em todos os dispositivos possíveis, como: computador, tablet, celular.

Ele surgiu com objetivo de melhorar a experiência de navegação, devido ao aumento do número de dispositivos móveis no mundo.

Hoje, o usuário de celular ao abrir um site vê os elementos organizados de forma diferente ao que está no computador. Os ícones que antes eram clicados pelo mouse se modificam, para o toque dos dedos, e as letras ficam maiores, para uma leitura confortável.

Quando o site não é responsivo, o internauta tem dificuldade ao se mover entre as páginas, pois precisa usar recursos de zomm, coisa que dificulta e gasta muito tempo, para navegar, sem contar o fato dos ícones serem muito pequenos.

Toda experiência positiva torna o usuário mais ativo ao conteúdo do site, ação que melhora a posição que um website ocupa na página de resultados da ferramenta de buscas do Google.

 

A era dos Smartphones

O Brasil tem 220 milhões de Smartphones, um dispositivo móvel por habitante. Os dados são da 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), divulgada no dia 19 de abril de 2018.

Os usuários de computadores de bolso encontraram praticidade e comodidade em um único dispositivo. Tudo isso foi possível devido à convergência digital: antes o que só era possível ver/ouvir no computador, no rádio, na TV, hoje, em alguns cliques, é feito pelos Smartphones.

Já deve ter percebido a importância de se adaptar as novas tecnologias!

Site responsivo e motores de busca

A posição do site nas pesquisas realizadas no Google está relacionada à experiência positiva de navegação dos internautas.  O Google, no dia 21 de Abril de 2015, começou a lançar avisos aos responsáveis por plataformas digitais, para atualizarem as plataformas a fim de tornar os sites responsivos.  O ultimato da empresa fará com que sites que não se adequarem perdão desempenho nos resultados de busca no Google.

Investir na atualização do seu site é fator crucial devido às mudanças no modo de acesso aos sites. Trazer essa adequação e tornar a experiência qualitativa fará com que o internauta se torne assíduo aos conteúdos. A partir disso, o Google colocará seu site como relevante nas pesquisas.

 

Gostou? Compartilhe!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *