(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

O que é API? Como funciona?

Home / Hospedagem de Sites / O que é API? Como funciona?

O que é API? Como funciona?

Autor
Categoria Hospedagem de Sites

A sigla API (Aplication Program Interface), que traduzida para o português significa “Interface de Programação de Aplicações”, pode ser empregada em qualquer contexto de desenvolvimento de site, e até mesmo software. De forma mais clara, ela é uma interface de um sistema criada para um usuário final possa utilizá-la.

Por que a API foi criada?

Uma API foi criada para que um sistema possa utilizar as funcionalidades de outro sistema, ou seja, a API é a interface ideal para que um sistema se comunique com outro sistema, compartilhando suas ações, ferramentas, padrões e protocolos, gerando uma conversa de sistema para sistema.

APIs e Aplicativos

Ao conectar os sistemas, as APIs têm papel essencial na criação de aplicativos. Os apps que conhecemos hoje só são possíveis a partir de ligação entre os diversos sistemas e ferramentas. Isso acontece por meio das APIs.

Qual conceito de API?

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que as APIs não necessariamente precisam trabalhar via web. O conceito de API pode estar presente em qualquer tipo de sistema, inclusive no sistema operacional.

Exemplo de API

O mercado livre depois que desenvolveu sua API pode desenvolver praticamente tudo que era feito dentro do site, abriu uma galáxia de possibilidades para outros sistemas integrarem com as suas ferramentas.

Percebeu a importância das APIs no mundo conectado que temos hoje?

Quais os benefícios da API?

As APIs possibilitam você ter reservas de serviços de hotéis, compras de passagens aéreas, cálculo de frete em lojas virtuais, uma infinidade de outros serviços. Nunca tivemos tantos benefícios desse tipo de integração evidente.

Utilizar API é Seguro

A resposta é sim!

Toda comunicação, seja a solicitação ou os dados enviados pelas APIs, serão transportados e criptografados usando o protocolo HTTPS. É idêntico a quando você entra num site e o cadeado fica fechadinho no navegador. As APIs também precisam desse tipo de comunicação.

Mas a segurança na comunicação não é o único aspecto a ser levado em conta na API. Outro fator é a autentificarão que é essencial para isolar o que pode ser fornecido de informações para cada.

Um dos softwares que chama a API. Afinal, ninguém vai querer consultar dados sensíveis que só podem ser utilizados pelos seus respectivos donos, para isso se utilizam de muitas técnicas de autenticação. Mas sem dúvida a preferida pelos desenvolvedores  é a geração de TOKENS.

Os Tokens são amplamente utilizados nas APIs e, geralmente, são identificadores únicos, uma sequência bem confusa de caracteres, que são enviados juntos as chamadas aos endpoints da APIs. Esses endpoints são chaves que ficam guardadas e são enviadas exatamente como se fosse uma senha, só que a partir dai os dados podem ser liberados para acesso. Esse tipo de autenticação é tão poderosa que tem gente falando em abolir as senhas tradicionais, porque não as consideram mais tão seguras assim no processo de autenticação.

Eai, percebeu a importância e a infinidade de opções do uso das APIS?

Gostou? Compartilhe!

 

 

Receba Novidades Exclusivas


Outras Publicações
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...