(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Funções em swift introdução ao conceito

Home / Hospedagem de Sites / Funções em swift introdução ao conceito

Funções em swift introdução ao conceito

Autor
Categoria Hospedagem de Sites

Nesse post vamos aprender a trabalhar com funções, usando suas principais variações, como por exemplo usando funções com retorno ou com múltiplos valores.

Primeiramente vamos explicar o que é uma função, quando temos um trecho que código que usamos em vários lugares de nosso projeto, nós podemos simplesmente copiar e colar ele, ou fazer algo mais decente, que seria criar uma função, a função não é nada mais que um trecho de código que precisa ser usado em vários pontos, podemos passar variáveis para serem usadas dentro de funções, ou trabalhar usando seu retorno (quando existir).

Nossa primeira função será uma simples, sem retorno, e sem parâmetros, uma função assim pode ser usada para por exemplo para fazer uma conta, ou realizar determinada ação, em swift nossa função mais simples é assim:

func minhaFuncaoSemRetornoParametro() {

println(“Nessa função não passamos nenhum parametro e tambem não temos retorno”)

}

Embora não seja muito usada ela pode ser útil, outra função que podemos utilizar é uma função com parâmetros, um parâmetros é uma variável que podemos usar em nossa função, por exemplo, nosso código precisa executar uma mesma equação em vários pontos diferentes do projeto, porém nem sempre esses valores serão os mesmos, para esse tipo de situação podemos simplesmente criar uma função que receba parâmetros, que por sua vez podem ser alterados a cada vez que chamamos nossa função.

func minhaFuncaoComParametro(stringPassada: String) {

println(“Essa função vai mostrar a String passada, e não tem retorno”)

println(\(stringPassada))

}

Nesta função quando a chamamos, podemos alterar o valor da variável “stringPassada”, quando alteramos esse valor nossa função passa a trabalhar com o valor passado para a variável.

Até aqui, tudo bem, porém e se precisarmos passar vários valores de uma única vez? Para isso temos funções com vários parâmetros.

func minhaFuncaoComMultiplosParametros(stringPassada: String, inteiroPassado: Int){

println(“A string passada foi \(stringPassada), o inteiro passado \(inteiroPassado))

}

nessa função podemos passar vários parâmetros de uma única vez.

Outro aspecto interessante sobre as funções é seu retorno, quando criamos uma função com retorno é como se o código passasse as variáveis para a função, e não se interessa pelo que acontece la dentro apenas se interessa no que a função vai retornar.

func minhaFuncaoComRetorno() -> (Int){

return 10

}

Nessa função temos uma estrutura um pouco diferente das anteriores temos nosso → (int) isso significa que nossa função terá um retorno do tipo inteiro (int) porém podemos usar vários outros tipos de variáveis como strings booleanos e afins.

Juntando tudo

Vamos criar agora uma função completa agora abordando tudo o que falamos nesse post.

func minhaFuncaoComRetornoComParametros(primeiroValor: Int, segundoValor: Int) -> (String) {

var variavel: Int

variavel = primeiroValor + segundoValor

return (“O valor Passado é \(variavel))

}

Nessa função agora passamos 2 parâmetros, do tipo inteiro, e retornamos uma string.

Mas como chamar nossas funções?

Para chamar nossa função é algo extremamente simples em swift, precisamos apenas escrever o nome dela (se a função estiver na mesma classe que você esta trabalhando), e para pegar apenas o retorno de nossa função? Como fazer?

println(\(minhaFuncaoComRetorno()))

É uma maneira simples de exemplificar como podemos trabalhar com o retorno das funções.

Receba Novidades Exclusivas


YESbr
YESbr
YESbr
Recommended Posts
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...