SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para motores de busca.
O trabalho de SEO técnico envolve diversas melhorias que visam garantir o rastreamento, indexação e renderização eficientes.
Existem diversas maneiras de se chegar ao primeiro lugar no Google e a principal delas é com uma estratégia SEO efetiva.
Conheça 8 pontos importantes sobre SEO para loja virtual que farão a diferença no seu negócio!
Qual a importância de uma estratégia SEO para loja virtual?
É um erro comum achar que SEO para e-commerce visa somente atrair mais visitantes para o site. Esse é apenas um dos objetivos deste trabalho.
A estratégia é essencial para que o negócio ganhe visibilidade à longo prazo.
Devido aos critérios cada vez mais rigorosos, estar nas primeiras posições do Google é sinônimo de credibilidade.
Logo, se a empresa adotar as estratégias adequadas, consegue se manter sempre visível e a marca passa a ser facilmente reconhecida.
O SEO para lojas virtuais também permite captar visitantes altamente qualificados e com potencial de conversão.
O cliente também ganha benefícios com as técnicas de SEO para loja virtual, porque elas priorizam a experiência do consumidor.
Para continuar aparecendo nos resultados, por exemplo, um site precisa estar:
- Atualizado;
- Organizado;
- Seguro;
- Com navegação intuitiva.
Desta forma, melhorar o SEO traz benefícios para todas as partes envolvidas.
Os comerciantes conseguem elevar suas vendas, fortalecer sua marca e gerar tráfego orgânico para suas lojas virtuais.
Enquanto o cliente tem à disposição um portal atrativo e que oferece fácil acesso aos produtos.
Dicas de estratégia SEO para loja virtual de sucesso
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Fazer pesquisa e otimização de palavras-chave
Pesquisar palavras-chave é o primeiro passo de qualquer estratégia SEO para loja virtual.
Encontre quais termos as pessoas mais utilizam ao buscar produtos relacionados ao seu e-commerce.
Existem algumas ferramentas de pesquisa de palavra-chave que realizam esse trabalho de forma automática e, portanto, agilizam o processo.
Uma delas é o Planejador de Palavras-chave do Google, que é gratuito para quem possui conta no Google Ads.
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Cadastro dos produtos na loja virtual
Ao cadastrar novos produtos, é essencial que a URL, o título e o descritivo da página sigam as boas práticas de SEO.
Todos eles devem conter as palavras-chave previamente pesquisadas para facilitar as buscas.
A descrição do produto para loja virtual deve ser o mais completa possível. Adicione, por exemplo:
- Tamanho;
- Cor;
- Material;
- Modelo
Além disso, utilize imagens leves, pois elas são carregadas facilmente e, portanto, não prejudicam a velocidade do site como um todo – outro fator relevante dentro da estratégia SEO para loja virtual.
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Cadastrar a loja no Google Search Console
O Google Search Console permite monitorar a performance das lojas virtuais no buscador. Ele disponibiliza informações como:
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- Palavras-chave mais usadas por pessoas que acessam seu e-commerce;
- Erros de rastreamento;
- Sites que estão linkando para a sua loja.
Com esses dados, é possível saber onde se está errando e promover os ajustes necessários para melhorar o ranqueamento.
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Criar uma conta no Google Analytics
O Google Analytics é essencial em uma estratégia SEO de loja virtual porque permite acompanhar o comportamento dos usuários dentro do site.
Algumas das informações que é possível obter são:
- Quantidade de visitantes;
- Quantas páginas cada pessoa acessou;
- De onde eles vieram;
- Tempo médio que cada visitante ficou na loja;
- Taxa de conversão;
- Dispositivo que cada um utilizou para acessar o portal.
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SEO on-page
SEO on-page são otimizações nos conteúdos das páginas de um site, como:
- Meta title,
- Meta description,
- Imagens,
- Conteúdo do próprio texto.
Essa estratégia auxilia a obter tráfego segmentado e relevante, garantindo que as pessoas que acessam a página via buscadores sejam potenciais consumidores de qualidade.
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Otimização mobile
Como a forma de acessar os conteúdos na rede mudou, o algoritmo do Google está oferecendo ranqueamento mais alto para os sites adaptados aos dispositivos móveis.
Isso significa que, se a estratégia SEO para loja virtual não inclui uma experiência rápida e tranquila para usuários mobile, a marca será penalizada pelo Google.
Consequentemente, não estará aparecendo nos resultados considerados mais atrativos.
É importante ter em mente que melhorar o SEO pensando em dispositivos móveis não significa colocar o conteúdo em tela menor.
Ao montar uma loja virtual, pense no design, para que seja fácil encontrar os produtos, e garanta a velocidade de abertura da página.
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