(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

COMO FAZER BACKUP COMPLETO NO CPANEL

Home / cPanel / COMO FAZER BACKUP COMPLETO NO CPANEL

COMO FAZER BACKUP COMPLETO NO CPANEL

Imagine perder todos os arquivos do seu site de uma hora para outra!  Melhor nem imaginar, não é!? Mas acontece.

Pois bem, é necessário estar um passo a frente na internet, pois existem diversas situações que podem te trazer problemas, como por exemplo, apagar acidentalmente arquivos, sofrer invasões que corrompam arquivos. Para evitar isso, basta realizar um backup e salvar todos os seus dados em um local seguro.

Aprenda como fazer um backup completo dos arquivos do seu site no painel de controle cpanel. Veja no tutorial abaixo!

O QUE É UM BACKUP

Antes de iniciar um backup, é importante saber de fato o que é um Backup! De um modo geral, o backup é a cópia de segurança de dados de um local para o outro. Além de ser um ótimo remédio para evitar as dores de cabeça, já mencionadas anteriormente, pois ele previne a perda total dos seus arquivos.

QUANDO FAZER UM BACKUP

O backup precisa ser feito quando o sistema ou o site está funcionando. Desse modo, as informações serão salvar e nenhum dado passará despercebido.

Observação: Sites em desenvolvimento ou em construção também devem possuir backups.

É necessário fazer o backup com periodicidade, afinal, nunca se sabe quando irá perder alguma informações hospedadas.

QUANTO TEMPO LEVA PRA FAZER O BACKUP COMPLETO NO CPANEL

O tempo para fazer o backup completo dos seus arquivos no cpanel é relativo à quantidade de arquivos armazenados na sua hospedagem. Isso pode levar alguns minutos a até longas horas.  Então, não fique preocupado se demorar, é normal!

FAZER LOGIN NO PAINEL DE CONTROLE

Antes de começar, você sabe como acessar o painel de controle cPanel? É simples. Faça isso acessando:
http://seudominio.com.br:2082 ou http://seudominio.com.br/cpanel/.

ACESSAR o backup do cpanel

Depois de fazer o login no Cpanel, vá até “Arquivos” e depois clique em “Backup”.

 

OPÇÕES DE BACKUP NO CPANEL

Após acessar o backup, veja que existem diversas opções para realizar o seu backup. Entre eles o “Backup Completo” e os “Backups Parciais”.

Os backups possibilitam criar um arquivo com todas as informações hospedadas no seu site. Isso inclui o seu banco de dados, site, e-mails e todas as informações armazenadas.

Essa ferramenta é usada como forma de prevenir a perda de dados e para migrar conteúdos de um site para outra hospedagem cpanel.

FAZER O BACKUP COMPLETO

Para iniciar o backup completo no cpanel basta clicar em “Baixar um backup de site completo”.

 

 

SELECIONAR LOCAL DO BACKUP COMPLETO

Nesta página, você tem duas opções. A primeira é escolher o destino do backup, onde você irá armazenar o arquivo. Já a segunda é inserir um e-mail para ser avisado quando o backup for finalizado.

Observação: o e-mail não irá receber o arquivo e backup, apenas o aviso que o backup foi concluído.

Depois de preencher os campos, clique em “Gerar backup”.

Uma nova página indicará que o seu backup completo está em andamento. Você pode clicar em “Voltar” e aguardar o fim do backup.

 

FAZER O DOWNLOAD NO BACKUP COMPLETO

Após a conclusão do backup, você deve fazer o download do arquivo em “Backups disponíveis para download”. Um arquivo será baixado no seu computador. Veja na imagem abaixo.

 

 

RESTAURAR O BACKUP COMPLETO

Você pode fazer a restauração do backup completo exclusivamente pelo seu provedor da sua hospedagem. Você não vai conseguir fazer o backup pelo cpanel, porque ele apagaria todos os seus dados e consequentemente você perderia sua conta e ela deixaria de existir. Se ela não existe é impossível restaurá-la.

Para realizar o backup completo entre em contato com o seu provedor de hospedagem e solicite que eles façam a restauração por meio da administração do servido de hospedagem.

Porém é possível fazer backups parciais, no qual você mesmo consegue salvar e restaurar os arquivos por meio de backup no cpanel.

Clique aqui para entender como fazer backups parciais do seu site no cpanel.

Pronto! Todos os arquivos do seu site foram salvos: as contas de e-mail, filtros e todas as configurações feitas na sua conta de hospedagem. Lembre-se de fazer os backups com periodicidade e evitar futuras dores de cabeça.

Gostou? Compartilhe!

PEÇA AGORA MESMO O SEU ORÇAMENTO.

 

Receba Novidades Exclusivas


Outras Publicações
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...