Skip to content

Introdução ao Swift, nova linguagem da Apple

Introdução ao Swift, nova linguagem da Apple

Swift um primeiro contato

Bom pessoal estamos começando hoje uma série de tutoriais sobre desenvolvimento IOS, e atualmente a maior novidade para todos o desenvolvedores é a nova linguagem de programação que a Apple nos apresentou, Swift. Então nada mais justo que nosso primeiro artigo seja sobre a mesma, vamos falar um pouco sobre ela, passar algumas linhas de código simples e comentar falar 1 pouco sobre as primeiras impressões da linguagem Swift.

A primeira coisa que vamos falar é a primeira impressão que tive (lembrando que esta é minha opinião pessoal, vocês tem todo o direito de discordar)

A primeira coisa que passou pela minha cabeça quando fiquei sabendo da nova linguagem foi, “puts, lá se vão horas e mais horas estudando Objective C, tudo jogado fora”, bom pesquisando um pouco mais eu percebi que isso não seria totalmente verdade, os desenvolvedores ainda podem criar aplicativos com Objective, embora seja uma tendência ele começar a desaparecer isso ainda pode levar vários anos para acontecer, isso se acontecer.

Muitos também tem se perguntado o porque da Apple decidir implementar uma nova linguagem assim, do nada. Basicamente o Objective C é uma excelente linguagem de programação, porem como muitas outras linguagens baseadas no nosso bom e velho amigo C, era uma linguagem muito robusta, e com uma curva de aprendizado péssima, a intenção deles foi criar uma linguagem completamente nova, mais moderna e que seja especialmente mais simplificada ou seja fazer mais, com menos código, este é o Swift.

Primeiras Impressões

Bom já diziam a primeira impressão é a que fica, e devo admitir nesse primeiro momento a linguagem me surpreendeu muito, eu achei ela bem pratica e uma coisa que não herdamos do objective C foi a infinidade de [] que usávamos em quase todo lugar, e poderia deixar seu código pouco legível, pois mesmo o Xcode tendo um auto-completar muito bom sempre que tinha uma situação tipo ]]]]; é muito mais fácil se perder, outra coisa que não temos mais são os clássicos ; eles que ja custaram infinitas horas a programadores procurando erros em seus códigos quando na verdade era apenas uns ; que resolveu ir embora sem avisar.

E onde podemos achar documentação sobre o swift afinal como podemos programar uma linguagem nova sem livros, tutoriais cursos e nem nada do género, bom ai a Apple nos surpreendeu novamente, enquanto a linguagem era anunciada pela Apple, eles ja subiram os arquivos com toda a documentação, ou seja toda a linguagem ja está documentada, alem de ja ter um E-Book disponibilizado pela própria Apple.

Bom agora que ja falamos um pouco sobre a linguagem,  e ja enchemos linguiça vamos a parte realmente interessante vamos fazer alguns códigos (Lembrando que para poder programar swift precisamos do Xcode 6 que ainda esta em versão beta, então cuidado ao instalar ). A parte de criar novo projeto é exatamente a mesma que usamos para criar um projeto normal, não vamos usar uma interface ainda apenas alguns comandos básicos da linguagem.

imagem1

uma das coisas mais interessantes é a maneira como podemos trabalhar com strings, vamos do básico o comando para escrever um texto no nosso terminal

println(“Nossa primeira linha de texto”)

Simples assim, não precisamos importar bibliotecas nem nada semelhante, agora e se formos imprimir uma variável no meio de nossa string essa na minha opinião é uma das maiores facilidades do swift em relação o objective C

Vamos precisar de uma variável, não vou explicar muito sobre elas nesse tópico pois este seria apenas uma introdução

// Vamos criar uma variável chamada nomeVariavel do tipo inteiro e atribuímos um valor de 10 a ela (lembrando que não precisamos colocar ; no fim do código)

var nomeVariavel: Int = 10

println(“O valor da variável é \(nomeVariavel)”)

Este simples comando imprime nossa string na tela, e também mostra o valor da variável, ou seja concatenar strings com variáveis é algo extremamente simples com o swift basca colocar um \() com o nome da variável, quando fazemos isso nosso compilador vê que temos um \ no meio da string e entende que o proximo valor está dentro de () é uma váriavel, e imprime o valor da variava para nosso terminal.

Bom pessoal este post foi bem curto, ele é apenas uma introdução para quem quer aprender a linguagem em breve teremos mais posts com outros temas interessantes relacionados a programação iOS.

Encontrou algum erro ? tem algum comentário ? gostaria de ver outros temas ? entre em contato conosco pelos comentários, e até o próximo post.

2 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *