Skip to content

Estruturas condicionais com swift

Estruturas condicionais com swift

Bom pessoal, vamos a mais um post sobre o desenvolvimento de IOS, como meu último post ficou um pouco grande vou tentar ser um pouco mais sucinto nesse. Este post vai tratar de um assunto simples, porem extremamente importante para a programação como um todo não só para o desenvolvimento mobile, vamos trabalhar com as estruturas condicionais.

Bom antes de tudo, o que são estruturas condicionais ?

Quando estamos programando alguma coisa, em praticamente 100% dos códigos nós precisamos usar um if, quando usamos esse tipo de código nós estamos falando para o computador, olha SE a condição que eu falei foi cumprida, faça tal coisa. Temos também outros códigos que podemos usar junto como o caso do else, esse código usamos logo depois de um IF ele quer dizer que se a condição para executar o if não for cumprida, deve ser feito o que temos dentro das chaves ( { } ) de nosso else. Feita essa breve introdução vamos programar um pouco.

Inicie um novo projeto Swift, não vamos usar nenhum recurso visual, então vamos criar um novo, em linhas de comando apenas para demonstrar nossos exemplos.

Tela de criação de projeto swift
Tela de criação de projeto swift

Para começar precisamos criar uma variável para testar nosso sistema de condições, vamos criar uma variável do tipo inteiro, vou chama-la de idade, e vou atribuir a ela o valor 18.

var idade = 18;

Imagine agora que estamos fazendo um sistema para verificar se uma pessoa pode entrar em nosso bar, porem para entrar em nosso bar é preciso ter 18 anos ou mais, então vamos fazer uma condição, se a idade for maior ou igual a 18 ele pode entrar, e como ficaria isso em swift?

if(idade >= 18){

    println(“A pessoa pode entrar”)

}

Porém, e se a pessoa não for maior de idade? Para isso usamos nossa comando Else, nosso código fica da seguinte maneira.

var idade = 18;

if(idade >= 18){

    println(“A pessoa pode entrar”)

}else{

    println(“A pessoa não pode entrar”)

}

Mas e ai, o que significa esse >= que usamos em nosso código, bom eles são nossos operadores condicionais, normalmente usamos 6 deles:

X > Y onde nosso X é maior que nosso Y

X < Y onde nosso Y é maior que nosso X

X >= Y onde X é maior ou igual a nosso Y

X <= Y onde X é menor ou igual ao nosso X

X == Y onde nosso X e nosso Y são iguais (Lembrando que usar =, == e === são diferentes, se usamos apenas 1 = estamos atribuindo um valor a outro, == quer dizer que estamos comparando um valor ao outro, e o === estamos comparando um valor ao outro, e também estamos comparando o tipo da variavel).

Vamos treinar um pouco as comparações e fazer uma série de ifs testando as condições, para isso vamos criar 2 variáveis do tipo inteiro, e atribuir um valor a cada uma.

var x = 10

var y = 9

if(x>y){

    println(“X é maior que y”)

}else{

    println(“Y é maior que X”)

}

if(x>=y){

    println(“X é maior ou igual a y”)

}else{

    println(“Y é maior ou igual a X”)

}

 

if(x==y){

    println(“X é igual a Y”)

}else{

    println(“Y é igual a X”)

}

if(x===y){

    println(“X e Y tem valores Igual, e o mesmo tipo”)

}else{

    println(“X e Y tem valores diferentes ou tipos diferentes”)

}

com esse trecho de código podemos ver uma série de comparações, usando if/else, esse tipo de comparação pode ser feita com condições mais complexas, por exemplo uma equação, vamos criar outras 2 variáveis do tipo inteiro, e faremos o seguinte.

var y = 10

var z = 15

 

if((y*z) > 100){

    println(“A multiplicação de y e z é maior que 100”)

}else{

    println(“A multiplicação de y e z é menor que 100”)

}

Notem que para que nossa equação seja feita antes da comparação, a colocamos dentro de parênteses, assim o compilador faz a multiplicação dos dois valores e então a comparação.

Porem não precisamos fazer necessariamente fazer a comparação entre 2 valores inteiros, podemos usar exemplos boleanos por exemplo.

Então vamos la em mais um exemplo, criando uma variável do tipo boleano, e vamos atribuir um valor verdadeiro a ele (true).

var a = true

if (a == true){

    println(“o valor de a é verdadeiro”)

}

E por fim temos um ultimo tipo de comparação muito interessante podemos fazer comparações mais interessantes usando operadores lógicos(|| e &&), vamos a mais um exemplo com 2 variáveis do tipo Boleano.

var v1 = true

var v2 = false

if(v1 || v2 == true){

    println(“o valor de v1 ou v2 são verdadeiros “)

}else{

    println(“Nenhum dos valores é verdadeiro”)

}

Para esse tipo de comparação usamos || ou &&.

x || y quer dizer que o valor x OU que o valor y tem que atender a condição

x && y quer dizer que o valor x E que o valor y tem que atender a condição

Bom pessoal por hoje é isso, esse post ficou bem mais curto que o anterior, mas ainda apresenta um conteúdo muito interessante, e muito importante para quem está aprendendo a programar. Todo o código que usamos em nosso projeto está disponível para Download aqui.

Caso queira aprender mais sobre o Swift acesse este link onde falamos mais sobre a linguagem.

1 Comment

  1. […] Espero que esse post tenha ajudado alguém, foi bem curto, porem tem um conteúdo bem interessante para quem está aprendendo a programar, e se você gostou deste post, de uma olhada no ultimo onde eu falei sobre estruturas de condição. […]


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *