(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Como criar uma Activity no Android

Home / Aplicativos / Como criar uma Activity no Android

Como criar uma Activity no Android

Categoria Aplicativos
Review of:

Reviewed by:
Rating:
5
On 12 de fevereiro de 2015
Last modified:27 de setembro de 2016

Summary:

Fala galera! Hoje vamos ver como criar uma Activity no Android.

Basicamente, Activity é uma classe que gerencia uma UI (interface com o usuário). Todas as aplicações Android começam por uma Activity. Ou seja, quando um aplicativo é iniciado, sua Activity principal é lançada.

Se você ainda não viu o último tutorial da série, clique no link a seguir: exibir mensagens no Android. Se você ainda continua é preguiçoso e apenas baixou o projeto, importe-o para sua workspace. Para tal, vá em File → Import… → Existing Projects into Workspace, dentro de General.

Ciclo de vida de uma Activity

Antes de começar, é muito importante conhecer o funcionamento de uma Activity. Observe o diagrama abaixo:

Como criar uma Activity no Android

A partir deste diagrama, fica mais fácil de entender o funcionamento. Implicitamente, ele introduz os estados que uma Activity pode assumir. Veja a próxima imagem:

Como criar uma Activity no Android

Segue uma breve explicação de cada método nativo da classe Activity:

  • onCreate(): É a primeira função a ser executada quando uma Activity é lançada. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e outras operações de inicialização. É executada somente uma vez durante a “vida útil” da Activity.
  • onStart(): É chamada imediatamente após a onCreate() – e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco.
  • onResume(): Assim como a onStart(), é chamada na inicialização da Activity (logo após a própria onStart()) e também quando uma Activity volta a ter foco. Qual a diferença entre as duas? A onStart() só é chamada quando a Activity não estava mais visível na tela e volta a ter o foco, enquanto a onResume() sempre é chamada nas “retomadas de foco”.
  • onPause(): É a primeira função a ser invocada quando a Activity perde o foco (ou seja, uma outra Activity vem à frente).
  • onStop(): Análoga à onPause(), só é chamada quando a Activity fica completamente encoberta por outra Activity (não é mais visível).
  • onDestroy(): A última função a ser executada. Depois dela, a Activity é considerada “morta” – ou seja, nao pode mais ser relançada. Se o usuário voltar a requisitar essa Activity, outro objeto será contruído.
  • onRestart(): Chamada imediatamente antes da onStart(), quando uma Activity volta a ter o foco depois de estar em background.

Como criar uma Activity

Para criar uma nova Activity, são três passos básicos: criar o layout (como já visto neste link), criar a classe que estende a classe Activity, declarar essa nova classe no AndroidManifest.xml.

Vamos então alterar nosso projeto, de forma que a primeira tela seja apenas para listar os carros cadastrados no banco de dados.

Primeiramente, vamos alterar o arquivo activity_main.xml para que ele exiba somente a lista, e também um botão para cadastrar novos veículos.
PS: Não se esqueça de criar a constante “cadastrar” no arquivo /res/values/strings.xml.

Vamos atualizar nossa Activity principal ListaCarros, fazendo as adaptações para o novo layout.

Vamos então criar nosso layout para cadastrar os novos veículos. Vamos chama-lo de cadastrar.xml.

Como criar uma Activity no Android

E agora, vamos criar a nova Activity CadastrarCarros, que será a nova responsável por inserir os registros no banco de dados.

Como criar uma Activity no Android

E não podemos nos esquecer de declarar a nova Activity no arquivo AndroidManifest.xml.

Rode a aplicação e veja como ficou.

E no final das contas, como criar uma Activity no Android?

Para criar uma nova Activity, devemos instanciar um objeto da classe Intent, passando como parâmetros o contexto atual da aplicação e a nova classe que será chamada. As ações foram inseridas nas ações dos botões Cadastrar na classe ListaCarros e Salvar na classe CadastrarCarros. Depois, chamamos o método startActivity(), passando como parâmetro o objeto Intent que foi criado.

Considerações Finais

Agora que já sabemos como criar várias Activities, podemos separar as ações da nossa aplicação em várias telas. Porém, ainda não foi criada a parte de edição dos dados, e iremos ver essa etapa no próximo tutorial, quando veremos como passar parâmetros para uma Activity.

Baixe o projeto atual aqui.

Falou, galera!

Receba Novidades Exclusivas


Weslley Pereira
Weslley Pereira
Programador PHP, Java e Android
Recommended Posts
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...